quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O fantasma da recidiva 👻



                 Quem dera fosse o fantasminha camarada👻😀

          É muito comum, em pacientes que passaram por um tratamento contra o câncer, encontramos pessoas que sofrem com um fantasma chamado  "RECIDIVA".  Confesso que só em escrever essa palavra me dá um frio no espinhaço 😰

          Bom, a recidiva é o popular "câncer que voltou"e é claro que ninguém, em sã consciência, gostaria de passar novamente por um câncer e nem pelos efeitos nada agradáveis que o tratamento traz consigo.

          Tento não pensar muito nisso, senão acabo pirando, mas preciso admitir que vez ou outra me pego vendo casos de pessoas que haviam sido curadas e que são surpreendidas com o retorno da doença, muitas vezes já em estágio metastático. 

         Isso me abala um pouco! 

          Tento mudar o foco e procurar por histórias de pessoas que estão livres da doença a 10...20...30 anos. Mas não é tão fácil assim. Mudar de sintonia às vezes demora um pouquinho. 

          Tenho muita fé que estou de fato curada e que esta doença ficou no passado, mas não é fácil conviver com esse fantasminha nos assombrando. 

         Ontem, antes de dormir estava apalpando as mamas, axilas e adjacências....morrendo de medo de encontrar um cabelo encravado que fosse. Graças a Deus estava tudo como deveria estar....sem nenhuma presença de caroço. 🙌

          Não existe uma fórmula mágica para afastarmos esse medo da recidiva. Somente muita fé e esperança de que a cura foi alcançada para amenizar esse sentimento. Mesmo a mais otimista das criaturas, em algum momento da vida, tem uma ponta de medo.

          É preciso ter um psicológico no mínimo bem estruturado, para lidar com o 'Pós Câncer'.

          No princípio o desconhecido nos assusta....depois, é o fato de já conhecermos o processo que nos apavora. 

         Estou em um contínuo processo de Enfrentamento. 

          Do medo....
          Da ansiedade....
          Da apreensão.... 
        

          Mas junto com esse processo, estou me descobrindo, me redescobrindo...


.....Me reinventando. 🦋



          

2 comentários:

  1. Tenho cancer e hoje convivo tranquilamente com ele desde 30 anos atras. Comecei com 38 anos e hoje tenho 68 anos. 30 com cancer de colon e prostata. virou um velho amigo. Eu acho que estou bem de saude. Sei que um dia ele me matara, mas afinal, eu e que morrerei, nao e mesmo ? Talvez o cancer nao mate ninguem, mas o medo dele, certamente sim. Nao sei. Esta e hoje minha impressao. Mas pode mudar, nada e eterno.Nao tenham medo do cancer. O estrago que ele pode fazer, receio que seja proporcional ao medo e rejeicao que sentimos dele. Se tratao com carinho, pode ser apenas um cachorrinho na sala. Mas se declaramos guerra a ele, virarum leao ou um tiranossauro Rex. E abaolutamente necessario entender o cancer como um processo natural do seu proprio organismo, para conviver com ele. Felicidade a todos. Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário! Realmente, é uma excelente percepção. Adorei! Felicidades

      Excluir