sexta-feira, 7 de julho de 2017

2ª Quimioterapia




          Já sabia como era, já tinha experimentado as reações adversas da quimio, o cabelo já tinha caído....então tá tudo certo. 

          Ledo engano!

          Dessa vez, me senti muito mais enjoada. E bota muito nisso! Passei praticamente toda a sessão de olhos fechados, tentando me concentrar em não vomitar. Sem contar uma queimação infernal no nariz, por conta do quimioterápico. A Ciclofosfamida!  Ardia...queimava...doía tanto que meus olhos chegavam a lacrimejar.

         Dessa vez a sessão durou mais ou menos 3 horas. Fui pra casa passando muito mal....o Marido fez uma sopa ( e o bichinho aprendeu a fazer sozinho, só pra mim), que mal consegui comer, de tanta náusea. 


Os medicamentos vão sendo eliminados na urina...então devemos tomar muitaaa água. O que era um desafio...pois só de olhar a garrafinha, já colocava "os bofe" prá fora. 

          Nausedron, Dramin, Epocler, Estomazil...Água de fubá, chá da folha de graviola, picolé de limão, promessa, simpatia, reza, benzedeira...NADA dava jeito naquele enjoo. Meus pais trouxeram várias folhas de várias plantas diferentes para fazer chás, cada um dava uma dica e a gente tentava....mas melhorar que é bom...nadica de nada!
 E dessa vez, o tempo para "voltar à normalidade" aumentou um pouquinho. Fiquei 5 a 6 dias bem ruizinha. Mal saía da cama. 


          Foi a primeira vez, desde o diagnóstico do câncer, que me senti de fato, doente......E chorei!

          O fato de sermos otimistas, de termos certeza da cura e de que isso tudo vai passar, não nos torna imunes à dor. Eu chorei pouquíssimas vezes durante o tratamento ...mas chorei. Tive momentos de dor intensa...momentos de medo, em que eu achava que não ia dar conta. A gente pode (e deve) chorar sim. Faz parte do processo. Mas mais importante que extravasar nossas dores e medos através do choro, é enxugar as lágrimas, levantar a cabeça e buscar forças dentro e ao redor da gente....e voltar à batalha. 

          E foi isso que eu fiz. 

          No momento em que me dei o direito de desabar, eu tinha do meu lado, pronto para me amparar, o meu companheiro tão amado....que com o coração partido, usando todo o carinho e compreensão do mundo, me ajudou a enxugar as minhas lágrimas e repetia comigo...Isso vai passar!!! 



                                               E passou!!!! Que venha a 3ª sessão.





5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha menina guerreira, vc não me conhece, mas oro por vc! Independente de religião, a fé pode muito em seus efeitos e senti em cada relato seu uma força sobrenatural agindo em vc, em toda sua narrativa. Que exemplo! Quanta força pra tantas, que c ctz passam pela mesma situação, mas as vzs sem todo seu apoio familiar e sua luz interior. É uma doença que judia e não escolhe raça, idade, sexo, situação financeira, nada! Ela chega e ponto. Tive muitos casos na família, por isso meu interesse em toda sua trajetória narrada até aqui... mas olha! Que ja tá enorme...rs Tenho uma tia que ta na faixa dos 70 anos e teve câncer de mama tb a aproximadamente 30 anos atrás e VENCEU! Digo venceu, pois segue a vida forte, feliz, saudável sem jamais ter havido reencidivas e dito por ela, a fé na cura, a curou! Siga sua missão e leve suas palavras a quem precise, pois além de ter uma escrita maravilhosa e leve, apesar do peso de todo processo, dá forças, esperanças e esclarece detalhes que muito de nós nem imaginamos. Sem dúvida alguma, alguém lá em cima gosta muito de ti, viu?!rs... Coragem, força e fé, que a Vitória já é sua pela graça de Deus!! Que pessoa linda vc é. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigada pelas palavras minha flor! Fico imensamente grata e feliz. A vitória é nossa...que somos guerreiras 24 horas por dia sem esmorecer!!! Mil beijos 😘😙

    ResponderExcluir
  4. "Grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros".
    Mahatma Gandhi
    Chorar é limpar a alma e abrir espaço pra renovação de forças. Quando der vontade de chorar, chore e SIGA!
    #aprendendomuitocomvocê
    Obg pelo retorno abençoada! Bjsss no coração!;*

    ResponderExcluir