quinta-feira, 6 de julho de 2017

Neutropenia Febril




          Além das dores no corpo e no couro cabeludo, sentia muitos calafrios ao acordar. 

          Enquanto juntava os fios de cabelo espalhados pelo meu travesseiro, batia queixo de frio...e nem estava tão frio assim, afinal, estávamos em pleno verão. 

          Coloquei um termômetro debaixo do braço, por desencargo de consciência, e quando apitou, la estava: 38,8ºC

          " - Amor...acorda!! Tô com febre!" Bastou essa frase para meu marido, que tem sérias dificuldades para acordar, pular da cama. E lá vamos nós para o hospital. 

          Neutropenia Febril! Consequência comum da quimioterapia. 

          Célula de defesa praticamente nenhuma, associada à febre, que geralmente indica uma infecção. Protocolo é internar e iniciar com antibiótico antes mesmo de saber a origem da febre. 

          Como meu cabelo estava caindo consideravelmente, antes de me internar o médico me liberou para ir em casa, raspar a careca...e me fez jurar que voltaria para o hospital, pois eu era responsabilidade dele ...e eu estar com febre era MUITO grave!  E assim eu fiz. 

          Fomos ao salão e raspei tudo. Achei que faria um drama, que iame emocionar, chorar, estilo Carolina Dieckmann em Laços de Família, mas não. Não foi fácil, mas também não tão difícil quanto eu imaginava que seria. Sempre fui muito apegada ao meu cabelo. Cuidava dele incansavelmente. Hidratações, luzes, cremes e mais cremes...estava sempre impecável. E não...o cabelo não é o de menos. Mas naquele momento, nem foquei muito nisso. Queria me livrar daquela dor insuportável que estava sentindo no couro cabeludo. Pra quem não sabe, os folículos pilosos inflamam por causa da quimio ...que mata as células de crescimento rápido (e cabelo tbm é umas delas) e causa muitaaaa dor! 

          Cabelo raspado, voltei para o hospital e lá permaneci por 3 dias a base de antibiótico e antitérmicos...até a imunidade dar uma melhoradinha e a febre desaparecer.



          Muito importante procurar o hospital em caso de febre, para pacientes que fazem quimioterapia. No meu caso, estava com uma infecção de garganta. Mas como as nossas células de defesa desaparecem durante a quimio, qualquer infecção pode se tornar um problema muito grave...
          Então, 2 episódios de 37,5ºC com intervalo de 30 minutos ou 1 episódio de 38ºC ou mais...vá depressa ao hospital mais próximo!


            Agora sim....Cabelo raspado, imunidade meio capenga, mas aceitável, sem febre, estou pronta para a segunda sessão de quimioterapia.


                                                   SÓ QUE NÃO....







Nenhum comentário:

Postar um comentário