quarta-feira, 5 de julho de 2017

Tratamento....Por onde começar?




          Depois de um diagnóstico de câncer, é comum ficarmos meio tontos, sem saber por onde começar.  E comigo não foi diferente! Sabia que estava doente, que iniciaria uma corrida contra o tempo e contra a doença....mas e agora? O que viria pela frente?

          O caminho que um paciente oncológico percorre é um tanto longo, lento e às vezes, doloroso. Mas cada etapa é fundamental para o tratamento. 
        
          A indicação do meu mastologista para o meu tratamento foi o Neoadjuvante. Ou seja, começaríamos pela quimioterapia, com a intenção de saber como o tumor reagiria e só depois faríamos a cirurgia para retirada do quadrante, da mama inteira ou das 2 mamas. Tínhamos essas 3 opções. 

            Lembra da corrida contra o tempo que eu falei agora a pouco? Pois é. Final de ano, faltando apenas 1 mês e alguns dias para o Natal e eu com um monte de exames prá fazer antes de iniciar a quimioterapia. O único pensamento que me ocorria no momento era : "- Lascou-se!" Mas como eu disse antes, a minha cura já era uma coisa certa! Foi tudo se desenrolando tão rápido e de uma forma tão  maravilhosa, que tenho a mais absoluta certeza que "Alguém lá em cima" gosta muito de mim!

          Marcamos todos os exames de estadiamento, prá saber exatamente o estágio que se encontrava a doença e iniciar a quimioterapia. Foram eles: Ecocardiograma, Ressonância Magnética das Mamas, Cintilografia Óssea, Tomografia Computadorizada (todos prá ver se havia alguma metástase) e a Imunohistoquímica (mais importante de todos). Esse último exame é como se fosse o RG do tumor, pois é ele quem vai dar todas as características da doença, estágio de desenvolvimento, do que o tumor "se alimenta", tipo de crescimento, etc. 

          

                         Exames feitos, esperar os resultados e iniciar de fato o tratamento. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário